e canditados e candidatas à parte,
˙˙·٠•● "eu sou a lenda ☠ eu nÃo presto" ●•٠·˙˙™ resolveu listar
longas que retratam a trajetória ou episódios marcantes
da vida de políticos de todo o mundo.
Dez filmes sobre políticos que ganharam as telonas ou a telinha.
Eu não vou aqui dizer qual dele é o melhor,
mesmo tendo visto a maioria.
Seleção inclui Lula, Richard Nixon, George W. Bush,
Nelson Mandela e Rainha Elisabeth.
Fika a dika pra uma noite dessas de chuva,
com bastante pipoca e uma boa compania do lado.

Direção: Frank Pierson
Biografia do presidente Americano Harry Truman (Gary Sinise, de "Forest Gump"), que assumiu o cargo após a morte de Roosevelt. O filme mostra a ascensão do rapaz de uma cidade pequena para a Casa Branca e sua decisão de utilizar a bomba atômica contra o Japão na Segunda Guerra Mundial. Produzido pela rede de tevê a cabo americana HBO.

Direção: Alan Parker
O musical estrelado por Madonna fala da vida de Eva Perón, mulher do presidente argentino Juan Domingos Perón (Jonathan Pryce, de "Piratas do Caribe"), que saiu da pobreza para se tornar o maior ícone feminino da história do país, atraindo milhões em seu funeral. Evita colecionou fama por suas ações de caridade e figura elegante e carismática. O longa imortalizou a música “Don’t cry for me, Argentina”.

Direção: Oliver Hirschbiegel
Produção alemã que mostra os dias que antecederam o fim da Segunda Guerra Mundial a partir de um bunker no subsolo da Chancelaria Alemã em Berlim, onde Adolf Hitler (Bruno Ganz, de "Asas do Desejo") se refugia com sua amante, Eva Braun, oficiais e ministros próximos, como Joseph Goebbels. O longa é baseado no livro de Traudl Junge, secretária pessoal de Hitler de 1942 a 1945, que é retratada no filme.

Direção: João Moreira Salles
O documentário mostra os bastidores da reta final da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República em 2002, com reuniões, gravações de pronunciamentos, viagens etc. No filme, além do próprio Lula, aparecerem personagens como o marqueteiro Duda Mendonça, José Dirceu e o senador Aloizio Mercadante.

Direção: Stephen Frears
Um retrato da reação da família real britânica à morte da princesa Diana, em 1997. Em um primeiro momento, a família real resiste a comentar a morte de Diana e a organizar um funeral em sua memória. Diante do impasse, entra em cena a figura de Tony Blair, que acabara de assumir o governo. Com Helen Mirren (Oscar de melhor atriz pelo papel) e Michael Sheen (de "Frost/Nixon").

Direção: Kevin Macdonald
O filme que deu o Oscar de melhor ator a Forest Whitaker se passa nos anos 70 e mostra a relação do presidente da Uganda Idi Amin com seu médico pessoal, um escocês (vivido por James McAvoy, de "Desejo e Reparação"). O médico torna-se confidente do estadista e, com tempo, passa a testemunhar os abusos de seu regime.

Direção: Bille August
Baseado no livro do carcereiro que tomou conta de Nelson Mandela na prisão, narra a história do líder sul-africano que ficou preso durante quase três décadas. O longa conta como Mandela (Dennis Haysbert, da série "24 Horas"), ex-chefe de uma organização rebelde ao governo, tornou-se primeiro presidente eleito na África do Sul unida.

Direção: Gus Van Sant
O longa que rendeu a Sean Penn o Oscar de melhor ator mostra a vida de Harvey Milk, ativista gay norte-americano da década de 70. Um dos fundadores do movimento pelos direitos dos homossexuais, Milk elegeu-se para o Quadro de Supervisores de São Francisco em 1977, tornando-se o primeiro gay assumido a ter um cargo público importante nos Estados Unidos.

Direção: Oliver Stone
O longa retrata a vida do ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush (Josh Brolin, que também aparece em "Milk") desde as noites de loucuras na universidade, passando pela redenção religiosa e ascensão política. Na Casa Branca, Bush é mostrado como um presidente incapaz, manipulado pelo vice-presidente Dick Cheney e por outros membros da equipe.

Direção: Ron Howard
Um dos ex-presidentes americanos mais lembrados no cinema, Richard Nixon (Frank Langella, indicado ao Oscar) é tema do longa que reconstrói a entrevista de TV que ele deu ao apresentador inglês David Frost (Michael Sheen) em 1977, três anos após ter renunciado à Presidência na iminência de sofrer um impeachment em meio ao escândalo de Watergate.
♦♦♦♦
˙˙·٠•● "eu sou a lenda ☠ eu nÃo presto" ●•٠·˙˙™
Nenhum comentário:
Postar um comentário