˙˙·٠•● eu sou a lenda ☠ eu (r)existo ●•٠·˙˙™ - UM POUCO MAIS!

3 de outubro de 2009

Rio 2016 - Sim nós podemos!

O Rio conseguiu. Um dia após a euforia e por que não dizer a satisfação; que foi ver o Brasil ter a chance de sediar uma Olimpiada; muita coisa ainda tem que ser dita a respito dessa vitória.

O resultado final da votação do COI foi de 62 votos pro Rio contra 34 de Madri. Confortável isso foi, mas temos que considerar aspectos de pura tradição. Duas olimpíadas no mesmo continente, já era esperado que não ocorreria. Madri fica a mais ou menos 2000 kilometros de Londres; sede de 2012; e o Comite Olimpico Internacional prima na era moderna de revezar continentes. Ponto pro Rio.
Economicamente, a crise atual, mesmo que mostrando se enfrequecida, apontava pra novos mundos. Das quatro finalistas, talvez a melhor preparada pra isso, seria Madri. Chicago e Tóquio, ambas do primeiríssimo mundo sofrem com a recessão de Estados Unidos e Japão. O Rio, defendia a condição de um Brasil emergente e ao menos nos números, o pais que menos sofreu as consequencia da crise internacional. Novo ponto pro Rio.
Politicamente falando, depois de ter eleito Pequin para sede de 2008, o COI poderia novamente surpreender.A América do Sul seria essa surpresa. A emergencia do Brasil, sua ascenção como liderança extra continental e o fato do Rio ser internacionalmente reconhecida como beleza mundial, fez também os membros votantes ousar. Se o COI ignorou os excessos do governo comunista Chines , ignorar as barbaries do trafico dos morros cariocas, a pobresa que contrasta com as belezas da cidade e a falta clara de infraestrutura, não seria erro. Ganhou o Rio.
A defeza da candidatura do Rio foi um ponto à parte. Lula esteve em Copenhaguen, atuante, passional como sempre mas contundente e hipnótico como um lider. Pelé representou tudo o que de melhor existe em esportista do Brasil, Carlos Artur Nusman, presisdente do Comite Olimpico Brasileiro tinha ao seu dispor um staf empenhado e vibrando pelo projeto. Há de se destacar a figua de João Havelange. O ex presidente da FIFA e membro do COI, mesmo com seus 93 anos de idade fechou seu discurso, convidando a todos para estar no Rio em 2016 para a festa dos seus 100 anos. Otimismo e esperança que contaram pontos preciosos.
Não dá para deixar de dizer... Com toda sua passionalidade e exotismo, Lula apagou Obama. O presidente Americano também esteve em Copenhagen, discusou, mas pragmático, parecia nem esta lá. A candidatura de Chicago, que aparecia como a mais favorita, naufragou logo no primeiro escritíneo. O homem mais poderoso do mundo não fez diferença.

Sou Paulista, mas torcia sim para o Rio. Eu jamais fiz coro com aqueles que não queriam a Olimpiíada aqui. Já era hora de ter esse evento e juntar me a eles seria no mínimo uma demagogia pequena e velha, dos tempos em que o Brasil era um país de terceiro mundo se apequenando, com vergonha de si próprio.
O que teremos em 2016 não sei ainda, mas sei que teremos algo muito bom. O Comite Olimpico Internacional de bobo não tem nada e se sua eterna rival; a FIFA; acreditou no Brasil para a copa do mundo de 2014, o Rio pra o COI será sim mais um motivo de mostrar força.
Vejo todos em 2016 no RIO.
˙˙·٠•● "eu sou a lenda ☠ eu nÃo presto" ●•٠·˙˙™

Um comentário:

MOMENTOS disse...

com certesa esse evento vai fazer com que nosso pais se desenvolva ainda mais, saber que tanto a copa , qnto a olimpiadas vai ser realizada no Brasil é muito gratificante, sinal que nosso pais ta caminhando para frente rumo a novos horizontes, um otimo motivo para nos orgulharmos de ser brasileiros e saber que somos capazes sim de nos torna um pais de 1º mundo!!!

Vida em 2016 é nóis no rio de janeiro!!! heheh....