˙˙·٠•● eu sou a lenda ☠ eu (r)existo ●•٠·˙˙™ - UM POUCO MAIS!

10 de julho de 2012

Moda e Tecnologia: "Uma luz na sua roupa."

(o que seria dos mortais sem a tal da tecnologia)

Uma luz sobre a sua roupa.
Outdoors ambulantes? NÃO! É tecnologia.

Displays de tecido 
que utilizam LEDs

Modelo veste blusa LumaLive, desenvolvida pela Philips

Diodos emissores de luz (LEDs) são pequenas lâmpadas desenvolvidas 
para caber em circuitos elétricos. Ao contrário das lâmpadas incandescentes, 
os LEDs não precisam de um filamento para gerar luz. Em vez disso, 
a luz é um subproduto do movimento do elétron em um semicondutor. 
Os elétrons se movem tanto de um alto estado de energia quanto de um baixo, liberando fótons durante o processo. Os LEDs tiram vantagem disto, 
aproveitando e focalizando os fótons em minúsculas lâmpadas. 
O buraco entre os diferentes estados de energia determina a freqüência do fóton, que pode ser observada através de uma cor específica de luz.

A gama de alternativas do LumaLive da Philips é bem grande

Diversas empresas vendem roupas que usam LEDs para criar padrões ou mensagens especiais. Muitas destas empresas ajustarão suas roupas para adicionar os LEDs. Por exemplo, se você quiser transformar sua jaqueta em uma propaganda, você terá que enviá-la junto com a inscrição que você quer para uma empresa fazer a alteração. Um funcionário da empresa fará pequenos furos na jaqueta e colocará um LED em cada um deles. Uma vez pronta, as luzes mostrarão sua mensagem. Do lado de dentro da jaqueta, cada LED é conectado a um circuito. A maioria das empresas cobrem o circuito com um forro de tecido bem fino. Então o funcionário coloca uma fonte de energia, normalmente uma pequena bateria que caiba dentro da jaqueta, camiseta ou bolso da calça.

'estampa' LumaLive, desenvolvida pela Philips

Outras empresas cobrem os LEDs com um tecido fino para que as lâmpadas 
não fiquem visíveis. Ao ser ligada, a luz brilha através dele. Como o tecido eletroluminescente, as roupas que utilizam a tecnologia LED precisam de manutenção e lavagem especiais. 
De outro modo, o delicado circuito poderá ser danificado.

O controlador do circuito de um display pode ser tão simples quanto 
um interruptor de luz, o que significa que todos os LEDs podem ser ligados e desligados ou incluir microprocessadores, que permitem que o usuário programe como os LEDs funcionarão. Isto significa que se uma blusa possui um bloco de luzes LED RGB (LEDs que emitem qualquer cor de luz), pode-se criar um programa para que cada um deles se acenda e apague de acordo com a cor escolhida. Ao alternar cores e com o liga-e-desliga, um display de LED pode criar imagens e mensagens simples. Cada LED age como um pixel, mas por serem muito maiores do que pixels de televisão, a resolução de um display de LED não é tão nítida. Por causa da baixa resolução, roupas com LEDs são melhores para mensagens ou designs simples.

Ao usar displays de LED, você pode ter um show de luz pré-programado em sua roupa. E se você quiser um display que cause maior impacto? Neste caso, você precisa dar uma olhada na tecnologia que pode mostrar imagens em movimento como as de televisão.

Protótipo da CSIRO's Textile and Fibre Technology -
Blusa com tecido tramado em fibra óptica iluminada por iPod.

De simples invenções malucas a complexas linguagens de comunicação visual, a tecnologia através de suas descobertas, a cada dia traz novas maneiras de
fazer moda ou propaganda, com o que há de mais moderno no mercado.
Existem tecnologias que permitem aos tecidos tornarem se luminescentes, sem a presença dos LEDS, por hora estão nos laboratórios e ainda não podem ser comercializados. O fato é que daqui a pouco tempo você mesmo vai poder sair de casa levando nas roupas um anuncio ou tão somente um adorno que lhe fará muito mais 'comunicável'.

♦♦♦♦

 ˙˙·٠•● eu sou a lenda ☠ eu nÃo presto●•٠·˙˙™

Nenhum comentário: