˙˙·٠•● eu sou a lenda ☠ eu (r)existo ●•٠·˙˙™ - UM POUCO MAIS!

8 de novembro de 2012

Homem de Ferro - Construindo a armadura Mark I


Tony Stark, bilionário  filantropo, playboy e gênio. 
O herói estará de volta as telas em maio de 2013 com o filme 3 
da franquia do 'Homem de Ferro', depois de aparecer no filme inaugural de 'Os Vingadores'. Já se sabe que a nova armadura; Mark VIII; aparecerá em cores diferentes e um design atualizado.
Quando apareceu pela primeira vez; em 2008; Stark criaria o traje que inaugurou uma série de armaduras fantásticas.
Todos se lembram de sua fuga da caverna no Afeganistão. 
Pois bem, fomos resgatar este início e em um 'passo a passo', que mostra
como foi projetada e construída a MARK I, contada por Matt Winston
diretor  dos Estúdios Stan Winston de efeitos especiais.
Divirtam-se!

Veja também o 'passo a passo' da criação da MARK III nesse link.

Tony Stark e sua Mark I em ação no filme de 2008

Homem de Ferro 
Como foi feita a armadura Mark I, 
o traje da 'escapada da caverna'.

Tradução e reprodução de artigo do site
site: https://www.stanwinstonschool.com/blog/iron-man-the-making-of-the-mark-i-cave-escape-suit

Mask I:
A armadura que saiu do digital para o real.

Embora originalmente planejada para ser um efeito completamente digital, 
o time do estúdio Stan Winston dedicado ao IRON MAN construiu uma armadura "real" que acabou realizando mais de 80% das aparições 
da Mark I no filme final. 
De artefato de testes, até o traje com lança-chamas ardentes de fogo real, a armadura Mark I foi uma criação fundamental que iria definir o tom para a mistura fantástica da franquia do Homem de Ferro. Resultado da combinação de técnicas digitais e reais,  levaram a 'primeira' armadura de Tony Stark à vida.

O primeiro traje do HOMEM DE FERRO

O supervisor de SWS e co-fundador da Legacy Effects, Shane Mahan, 25, recorda as primeiras imagens da Mark I que enviou para a Marvel 
durante a pré-produção -  "A Mark I, para a fuga de Stark da caverna, foi originalmente concebida por Ryan Meinerding na Marvel. 
A Mark I uma era para ser uma homenagem a primeira armadura de Tony Stark construída na história em quadrinhos. Era traje de metal de grande porte e a concepção de Ryan no design foi bem clara. Então nossos modeladores digitais, no Stan Winston,  começaram a trabalhar sobre a forma de fazê-la funcionar na prática, criando modelos em 3D no computador." 

foto acima: O desenho original da primeira armadura do Homem de Ferro, criada por Jack Kirby para os quadrinhos da Marvel. 
As desajeitadas formas e a icônica "lata" cabeça, muito aproveitada para a Mark I projetada para o filme.

Na foto acima: O modelo Mark I do Stan Winstton Studio, com base no projeto Ryan Meinerding.

Do computador para a realidade.

"Uma vez que o modelo 3D foi aprovado, ele passou pelo processo padrão de 'fracionamento, para que pudéssemos construir e montar cada pedaço em uma maquete. Foi Dave Merritt, supervisor do SWS & Legacy Effects que levou aos técnicos modelos para lixar e fazer todo o trabalho de moldagem do corpo uma vez que os pedaços fossem sendo montados." continuou Mahan.

De acordo com Merritt, a Mark I foi uma das maquetes mais 
complicadas em que ele já trabalhou, 
"Foi realmente como a construção de três maquetes em uma, porque você tinha uma subestrutura do corpo por baixo e então você tinha todas as partes da armaduras para encaixar. A equipe digital modelou as partes." 


A pintura: O trabalho que mudou tudo.

Artista fundamental no Stan Winston Studio & Legacy Effects, 
Trevor Hensley, disse: 
"Na Mark I foi a primeira vez que usamos a pintura de cromo para o acabamento da superfície metálica. Você começa com uma superfície brilhante preta e então você borrifa sobre a pintura o cromo . E foi uma espécie de teste, não estávamos realmente certos de como usar essas coisas. É claro que é sempre um trabalho de equipe, mas foi legal que minha maquete da Mark I acabou definindo 
o padrão para muitos dos personagens metálicos fizemos aqui (Efeitos SWS & Legacy) nos últimos 5 anos. Antes o que havia de cromagem
usava se outros acabamentos automotivos, mas eles nunca tiveram essa incrível qualidade reflexiva.  Atendemos as expectativas 
e o diretor Jon Favreau adorou."

Na foto acima: O pintor Trevor Hensley da SWS & Legacy Effects,criando os detalhes na maquete da Mark I

Na foto acima: Trevor Hensley usa uma técnica de pintura metálica sobre o Mark I, que vai se tornar uma referência para SWS e Legacy Effects.

Na foto acima: A maquete definitiva do Homem de Ferro 
e sua armadura Mark I.

A armadura em tamanho real:

Depois que Jon Favreau e os produtores aprovaram a maquete, Merritt e o time de modelismo da SWS passou a criar a armadura em tamanho real, -  
"Nós não ampliamos de tamanho nenhuma das partes dessa armadura. Nós apenas sentimos que tantos e todos os detalhes dela não justificariam 
a despesa de passar pelo processo de aplicação. Então as partes foram feitas de fibra de espuma e em seguida, esculpidas à mão e lixadas, 
fazendo o acabamento com resina e deixando as totalmete lisas. A partir dai nós podemos adicionar os efeitos, como 'buracos de bala'ou 
danos amolgando marcas nas sua superfícies. Assim nasceu o efeito de 'traje forjada em uma caverna'."

Os passos finais foram onde tudo começou a se reunir, disse Merritt, 
"As partes foram, então, moldadas em epóxi. Adicionamos algumas áreas de uretano flexível para maior conforto e assim as sobrepomos.  
Tivemos que passar por acessórios diversos para nos certificar de que se adequariam e de que o performer Mike Justice seria capaz de se encaixar
e mover-se  em um traje tão desajeitado. Mas foi justamente a forma desajeitada e crua que tem da Mark I o que ela foi, sabe? 
Você meio que torce para que Stark se mova dentro de algo tão primitivo. As imagens finais do filme dizem por se só."

Na foto acima: O criador de modelos da SWS Mike Manzel pendura partes de epóxi da armadura sobre a estrutura de alumínio do traje. Nasce a Mark I em tamanho real.

Todos os detalhes:

De acordo com Shane Mahan, os projetos de Ryan Meinerding foram uma excelente referência para a formação da Mark I, porém eles estavam 
todos em preto e branco. Esquemas de cores amplas e tons foram, então, trabalhados em conversas com Jon Favreau, 
"A ideia era que Tony construísse a Mark I de cápsulas velhas e equipamentos, e tudo tinha que parecer como objetos encontrados. 
Metal sujo de tons diferentes, alguns com tinta e marcações sobre ele, outros com decalques para fazer parecer realmente cortadas mísseis. 
Tinha que ter marcas de solda, marcas de trabalho manual, mascas de forja."

Mas a parte mais legal do trabalho de pintura para Hensley 
foi algo que você pode até não ver no filme acabado, - 
"Você sabe quando  o escapamento cromado da motocicleta reflete um espectro de cores quando esta quente? Vai do roxo ao marrom, azul , rosa. 
Nós usamos isso, porque nós estávamos pensando que Tony Stark usaria um maçarico na caverna para soldar o traje e assim faria uma distorção de cores ao longo das bordas onde as peças foram cortadas e aquecida. Infelizmente, muitas dessas subtileza foram cobertas por poeira a medida que a Mark I era exposta ao deserto por dias a fio de gravações."


Na foto acima: Trevor Hensley meticulosamente recria em tamanha natural as partes da armadura tal qual a maquete aprovada.

Na foto acima: Trevor Hensley usa decalques e estênceis para ajudar a alcançar a idéia de que o Mark I tinha sido improvisado a partir de objetos encontrados na caverna.

O traje que quase não saiu do computador:

Shane Mahan lembra a Mark I ainda como projeto digital: 
"A armadura seria feita totalmente apenas no digital, mas dizíamos que este traje era perfeito para ter um artista dentro dele e fazê-lo funcionar. 
Estávamos todos um pouco arrogantes sobre isso. Nosso sentimento era este é foi o que fazemos. Tony Stark era um prisioneiro, um cara numa armadura, 
tentando escapar de uma caverna. "Então, vamos fazer um cara dentro de uma armadura, tentando escapar!" Nós fizemos nossos próprios testes internos, 
com o dublê Mike Justice dentro do traje se movimentando, enquanto nós operávamos todos os motores controlados por rádio e unidades de cinto na parte de trás da roupa."

Provar para os produtores que a ideia era viável se tornou 
um ponto de orgulho entre a equipe do Stan Winston Studio. 
Para fazer tudo funcionar de fato, Trevor Hensley lembra, 
"Eles (produtores) falavam o tempo todo que iria dar muito trabalho e não funcionaria. Que o processo não andaria. Shane tomou isso como um desafio e todos nós 'ralamos' para conseguir que o trabalho vingasse. Não havia uma só pessoa que trabalhava naquele traje que não virava a noite toda, tendo esse desafio como meta."

Na foto acima: Dave Merritt e Shane Mahan examinam a Mark I quase terminada, certificando-se de que está pronta para o primeiro e fatal, teste de filmagem.

A Mask I estreia no set de filmagem:

Quando o dia do teste de filmagem chegou, a equipe do SWS estava pronta para fazer as imagens da verdadeira Mark I. 
"Assim, se apresentaram para a primeira tomada de teste para o filme 
no interior da caverna. Os produtores não sabiam que nós estavam levando o traje e pensaram que nós estávamos trazendo um adereço em um suporte que poderia rolar e rolar como um elemento de referência ", disse Hensley.

"Então revelamos a Mark I e Mike Justice estava dentro dela, mas estava escuro e não conseguiram dizer que era um cara dentro da armadura. Acendemos os holofotes e foi um momento muito breve onde eles estavam todos olhando para ele, Favreau, os produtores, e de repente Mike deu um passo para a frente e eles foram chocados. Boquiabertos eles começaram a perguntar: 
'Quanto ele pode se mover?' - Mike começa a girar para o lado, colocando os braços para fora, movendo-se ao redor, e eles perceberam que este era um fato e que realmente poderia atirar com aquele traje. Convencemos aqueles cretinos e estávamos orgulhosos de termos feito isso."

Na foto acima: Para apoiar os quase 90 Kg da Mark I a equipe de Stan Winston Studio criou um cinto espartilho resistente e equipamentos de suporte em alumínio.

Na foto acima: O dublê Mike Justice começa a se vestir na Mark I. Mark Os 90 quilos de peso foram compostos principalmente por epóxi, uretano flexível, couro e alumínio.

Mask I e o 'lança chamas'.

Para as cenas de exterior quando Tony Stark irrompe para fora da caverna na Mark I usando o lança-chamas em chamas, a produção mudou-se para um local com uma caverna real em Lone Pine, Califórnia. Dave Merritt lembra como acrescentou o fogo ao arsenal do Mark I: 
"A equipe de efeitos especiais coordenadas por Dan Sudick, do entrou para supervisionar todo o trabalho do fogo. Eles tiveram camuflar todas as mangueiras para baixo os braços de Mike, e depois em um grande laço em torno de seu corpo, assim quando ele ia fazer todas aquelas voltas ele teria mais facilidade de lidar com todas as mangueiras soprando o fogo." 

Segurança sempre foi de primordial importância, como Shane Mahan disse, "As peças interiores da Mark I foram revestidas de alumínio e as luvas eram resistentes ao calor.  O lança-chamas foi construído pela equipe de Dan para ser facilmente manipulado por Mike Justice. Havia um gatilho na mão que quando ativado fosse muito preciso em atirar ou não atirar as chamas."

Na foto acima: Mike Manzel, Chris Swift e Dave Merritt ajudam Mike Justice a adequar-se "desajeitado" traje.

Na foto acima: Chris Swift, Trevor Carlson, Hensley e Tamara, assentam a parte superior do tronco de alumínio da Mark I, nos suportes fixados no corpo de Mike Justice.

a foto acima: Trevor Hensley e Mike Manzel fixam a "armadura"  para dar equilíbrio a estrutura de movimentos de Mike Justice.

CONSTRUINDO O MARK I HOJE

Apesar de ter sido considerado um sucesso total em 2008, Shane Mahan salienta pontos de melhorias enormes que ele e a equipe do Homem de Ferro fizeram para o processo de funcionamento da armadura: 
"Mike Justice teve que entrar em grande forma e ele tinha que manter isso o tempo todo, porque haviam peças demais sobre a Mark I. Era muito pesado. Estávamos limitados aos materiais que haviam, 
a armadura de epóxi, a moldura de alumínio, a mochila, os lotes de couro. Tudo ficava em torno de 90 quilos. Pode não parecer muito, até que você esteja nela todo dia. Se tivéssemos de fazer isso hoje, 
com tudo o que temos feito para Homem de Ferro 3, Os Vingadores e atualmente no Robocop, a Mark I pesaria cerca de 40 quilos hoje. Mas sempre que você faz alguma coisa pela primeira vez, é uma espécie de uma experiência. "

Na foto acima: O traje de quase 90 quilos exigiu do dublê Mike Justice forma física primorosa durante as filmagens de Homem de Ferro.

Na foto acima: A segurança foi sempre uma preocupação e a equipe do SWS tomou grande cuidado para garantir que tudo fosse perfeitamente fixado de forma segura no traje. Mike Justice teve em todos os momentos, seguranças que 
o revestimento o interior de alumínio, o protegia totalmente durante as sequências de lança-chamas nas filmagens.

Na foto acima: Trevor Hensley, Chris Swift e Kevin McTurk ajudam Mike Justice com a peça final do traje Mark I  - A "lata", icônico capacete, concebido como uma homenagem ao original da armadura do Homem de Ferro anos 60.

Dando o tom do Homem de Ferro:

Talvez a coisa mais importante sobre a Mark I, de acordo com Shane Mahan, foi de que "o traje mudou os cronogramas de filmagem e definiu o tom para o que poderia ser conseguido através da mistura de imagens do Homem de Ferro físico e digital. 
Para muitos dos fãs, a Mark I ainda é a armadura favorita. Remete para os 60 anos origem do Tony Stark nos quadrinhos com que o estanho icônico pode projetar. Estou orgulhoso de ter trazido o Mark I para a vida junto com o resto da equipe. "

O trabalho inovador no traje do Homem de Ferro não só ganhou o público, mas proporcionou para a equipe FX (liderada por Shane Mahan, Nelson John, Snow Ben & Sudick Dan) uma merecida indicação ao Oscar. A franquia Homem de Ferro nasceu. E tudo começou com o Mark I.

Matt Winston - dos Estudios Stan Winston

♦♦♦♦

Tony Stark aparece no inicio de 'Os Vingadores' 
com a armadura MARK VI e quando o bicho pega 
de verdade se lança na novíssima MARK VII.
Parta a sequência de 'HOMEM DE FERRO' 
usará a MARK VIII.
Surpresas nos aguardam!

♦♦♦♦

é isso ai!


Nenhum comentário: