˙˙·٠•● eu sou a lenda ☠ eu (r)existo ●•٠·˙˙™ - UM POUCO MAIS!

11 de junho de 2005

"The four seasons - Antonio Vivaldi"

No final do século 18, um certo padre italiano chamado Antonio Vivaldi (1678 - 1741), compos uma das mais belas criações da música clássica universal.
Num tempo dominado pelo estilo barroco sacro, Vivaldi fugiu da regra e utilizou um tema aparentemente simples para criar "As quatro estações"
A obra retrata as estações do ano - primavera, verão, outono e inverno - em 4 consertos e 12 movimentos.
Sua beleza é fascinante e traça um paralelo bem a frente do seu tempo, com uma composição mesclando poesia, fervor, alegria e torpor.
Quem sabe o Italiano quis falar bem mais que simplesmente sobre estações da velha europa, cabem muitas interpretações... a vida e seus movimentos; o despertar até o envelecer; o amor e suas inúmeras faces... não importa qual o prisma que se veja, Vivaldi criou uma belíssima obra...


Lembranças

Lembro me, que estava no primeiro colegial e tinha uma professora de Portugues muito curiosa... Ela se chamava Maria Amelia.
Suas aulas eram rígidas e poucos gostavam de seu estilo austéro de conduzir a classe.
Eu sempre gostei de "letras" e numa dada aula falamos de Clássicos. Antonio Vivaldi e sua "As quatro estações" entraram no tema. Ao fim da aula, nos comentários disse que achava a obra fantástica. Disse que nossa vida poderia ser retratada dentro dela, tendo como primavera o desabrocar da adolecencia, o verão o apse dos primeiros anos de adulto, o outono o amadurecer e o inverno a velhice.
A professora olhou me com uma cara esquisita e simplesmente disse: "Eu nunca tinha analisado desta maneira... você tem muita sensibilidade... continue assim".
Passei a ver aquela senhora com outros olhos e ela também a mim.
A música clássica já fazia parte da minha vida e sem dúvida Vivaldi um dos preferidos.


...uma licença poética...

Tive uma ideia curiosa... Andei escrevendo coisas exclusivas ultimamente... acho que me cansei um pouco.
Num destes dias malucos, peguei um cd, deitei me e comecei a pensar...
Revi alguns momentos bem legais que aconteceram ultimamente... os acertos... os erros... os amores... os amigos....
Passei a fazer das músicas que ouvia trilha para meus pensamento e acabei por perceber que elas tinham muito mais a ver com as pessoas do que podereia supor num dia de inspiração fácil.
No momento estou dando minha livre interpretação para estas músicas...
Todas as quatro composições ganharam novos nomes e donos...



"As Quatro Estações" por Elton Junior

I
The four seasons - Concerto 2 - presto
"O verão - calor escaldante"

Ele estampa um sorriso ímpar, como o sol radiante de um dia de calor.
pele de bronze, transpiração, corpo nú de caçador...
Ele é a caça que confunde, que entorpece feito ensolação
e por mais que viaje tanto,
por onde estiver,
sempre manterá o seu calor.
Ele é o dia radiante, livre e leve...
Ele é o apse do meio dia, castigante, seco e fatal.
... por mais que canse os olhos, ele vem para serenar, aquecer
e todo vestido de branco possui ráios que envolvem
mesmo aqueles que querem fugir do sol.
Ele faz transpirar e acha quem queira queimar a sede de hormonios...
Ele é o caçador que se confunde, que deixa tonto, que faz suar.
... por mais que queira negar, traz nos olhos a paisagem de um belo dia...
Ele é o sol, o Rio...
O veão.
Eis Junior.

Elton Junior 6/6/2005

... vem ai o "Outono"... Fui!!!!!!!!!






Nenhum comentário: