˙˙·٠•● eu sou a lenda ☠ eu (r)existo ●•٠·˙˙™ - UM POUCO MAIS!

18 de dezembro de 2010

Um fim muito esperado!


Tchau tchau cracolândia...


Projeto Nova Luz poderá demolir
e desapropriar até 30% da região
Prefeitura quer recuperar 45 quadras
da região da cracolândia, em SP.
População será ouvida sobre projeto a partir de Janeiro.

reprodução do site G1 - São Paulo

A recuperação de 45 quadras na região central de São Paulo contempladas pelo Projeto Nova Luz deverá significar a renovação de 30% da área construída – cerca de 1,2 milhão de m², segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano.
A informação de que o projeto prevê demolir 30% da chamada cracolândia foi divulgada neste sábado em reportagem publicada no jornal "Folha de S.Paulo".

A secretaria evita usar o termo “demolição”, preferindo falar em “renovação”. Segundo a assessoria de imprensa da pasta, parte dos imóveis será desapropriada e demolida para a construção de áreas públicas. As demais partes darão lugar a lançamentos imobiliários que serão construídos pelo consórcio vencedor.

A Prefeitura deve definir o projeto até Julho de 2011 e depois disso abrir licitação para escolher o consórcio de empresas que terá direito a investir e explorar comercialmente o bairro, em um modelo ainda inédito de parceria público-privada (PPP), por meio do qual a concessionária vai gerir o espaço urbano. A primeira audiência pública será realizada em 14 de Janeiro de 2011. É possível conhecer mais detalhes do projeto por meio do site do projeto.

Ainda de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, a proposta veta a retirada de moradores e comerciantes do local dos imóveis e terrenos onde serão construídos os futuros lançamentos imobiliários. Só seria permitido, segundo a secretaria, o remanejamento dos proprietários. Com isso, caso o consórcio tenha interesse em algum desses imóveis e terrenos, o proprietário terá de ser realocado dentro da área da Nova Luz ou passaria a ter direito a uma parcela do novo imóvel a ser construído, negociando isso com o consórcio vencedor do Projeto Nova Luz.
Com o projeto, a região da cracolândia deverá ganhar 1,9 mil unidades habitacionais, pondo fim aos cortiços. Todo o patrimônio histórico será preservado, mesmo que seja só as fachadas dos edifícios.
Ao jornal “Folha de S.Paulo”, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Miguel Bucalem, disse que 50 mil m² de áreas residenciais e 300 mil m² comerciais sofrerão intervenções.

Na sexta-feira (17), durante entrevista à imprensa sobre a reurbanização da cracolândia, Bucalem disse que as empresas a serem escolhidas para investir no Projeto Nova Luz terão de desembolsar cerca de R$ 150 milhões em novos espaços urbanos. De acordo com ele, áreas comerciais da Rua Santa Ifigênia, por exemplo, serão recuperadas sem afetar as atividades comerciais.

"Se cumpre uma nova etapa do desenvolvimento desse projeto no momento em que se mostra a intervenção que se propõe para as quadras. O objetivo é propiciar o aumento de moradores e de atividade econômica na área, trazendo novos empregos", disse o secretário de Desenvolvimento Urbano.
 
♦♦♦♦
Tomara!
♦♦♦♦
 
˙˙·٠•● eu sou a lenda ☠ eu não presto ●•٠·˙˙™

Nenhum comentário: