˙˙·٠•● eu sou a lenda ☠ eu (r)existo ●•٠·˙˙™ - UM POUCO MAIS!

7 de outubro de 2010

Mireille Mathieu


Conheci Mireille Mathieu em 1991,
atravéz do álbum "Après Toi" de 86
apresentada que fui por um ex namorado.
Jamais escondi que tenho admiração pelo inglês e que das pautas;
de músicas que amo; sete entre dez canto para ingles ouvir.
Talvez não tenha sido por acaso este encontro.
 Em 1986, uma peça teatral deu cor diferente á minha vida,
e seu tema principal era "La Vie an Rose".
Adotei Mireille.

♦♦♦

Mireille Mathieu
Diva da música francesa.

Mireille Mathieu  nos anos 80

Nascida ao Sul da França em Avinhão a 22 de julho de 1946 ,
é filha de um operário, Roger e da dona-de-casa Marcelle,
que enfrentaram grandes dificuldades econômicas para criar seus quatorze filhos.: Mirielle (a mais velha).
Sua família viveu durante anos em uma modestíssima casa de madeira, sentindo na pele o rigor do inverno e da chuva, que atravessavam as frágeis paredes.
Capa do álbum "Après Toi" de 1986

Mesmo quebrando pedras (literalmente), Roger, seu pai,
alimentava o sonho de poder cantar, visto que possuía uma bela voz de tenor.
Neste ambiente, Mireille cresceu e herdou o talento musical do pai.
Aos quinze anos, quando debutante, Mireille e sua família
conseguiram um apartamento de cinco cômodos e ela pôde, enfim,
tomar um banho quente e decente. Segundo ela mesma, este foi o dia mais feliz de sua vida.
Grande admiradora de Edith Piaf, Mireille cantou em público pela primeira vez aos quatro anos.
Um pouco precoce, Mireille cantava na igreja já aos quatro anos e com esta idade
 cantou na Missa do Galo da Igreja Matriz de sua cidade.
Porém, para se tornar uma grande estrela internacional, não bastava apresentar-se
 para a família e os amigos, que a apelidaram “ la vie en rose “, por motivos óbvios.


Depois de Você
(Après Toi)

"Minhas mãos não falam que no silêncio
Sob a minha janela uma criança brinca.
Eu sinto a queimadura da ausência
É a chuva no meu rosto
Estou dividido, como um livro
morrer para não ser lido
Você saiu no frio
No Natal desapareceu.

Depois de você
Ninguém
E ligar para um telefone em vão
Um tolo que joga paciência
Depois de você
Como viver
Eu respiro, é claro que eu sou livre
Mas quem, por que
Qualquer música que eu canto
enternesse na minha voz
Depois de você
No cinema da minha mente
Vejo nosso dia a dia
Lembro de uma história
o mal de quem é bom
Se você soubesse o prejuízo
Deixou a sua pele na minha pele
E esta tempestade que sussurra
passará em breve
Depois de você
Ninguém
é ligar para um telefone em vão
Um tolo que joga paciência
Depois de você
Como viver
Eu respiro, é claro que eu sou livre
Mas quem, por que
Qualquer música que eu canto
enternesse a minha voz
Depois de você
Às vezes, a esperança, o barco à deriva
Disseram-me que haverá
depois de você."
 
Mireille Mathieu  em 2007
 
Com uma ascensão meteórica em sua carreira, Mireille participa de programas
de televisão nos Estados Unidos e apresenta-se no Olympia, em 1967.
O Instituto Francês de Opinião Pública, na época, pesquisou junto ao público
e declarou Mireille como a cantora preferida do povo francês.
Depois de se apresentar na tv em 1965, e de sua estréia no “Olympia” em 1966, Mireille já era uma celebridade de domínio público.
Foi saudada pela imprensa com grande espalhafato e anunciada
como a “próxima Edith Piaf”, pela evidente semelhança de seu timbre de voz
com o de Edith, morta três anos antes.
Sua versão “La dernière valse”, que era um sucesso em inglês
do cantor britânico Engelbert Humperdinck – “The Last Waltz”-
foi uma ponte segura para tornar Mireille muito popular no Reino Unido.
Com seus repetidos sucessos foi parar no Canadá e nos Estados Unidos,
onde se apresentou no famoso e indispensável “The Ed Sullivan Show”
e no outro dia, 50 milhões de pessoas já conheciam Mireille Mathieu.
Cantou em Las Vegas, ao lado de Dean Martin e Frank Sinatra
e foi um sucesso quase surpreendente. De público e crítica.

Mireille Mathieu  em 2008

Nos seus mais de 40 anos de carreira, Mireille já vendeu mais de
150 milhões de cópias de seus discos, gravou mais de 1200 músicas,
em 9 línguas e foi a primeira artista do ocidente a fazer um concerto de música popular na China.
Ao longo de todos estes anos, ela cantou e gravou com nomes como Paul Anka, Charles Aznavour,
Barry Manilow,Tom Jones, Julio Iglesias e o alemão Peter Alexander.
Gravou “Mireille Mathieu chante Edith Piaf” (1993), onde canta
13 músicas das mais famosas e populares do seu ídolo eterno.
Comemorou seus 40 anos de carreira, em 2005, com uma grande apresentação no “Olympia”,
onde foi gravado seu primeiro DVD, Mireille a l’Olympia”,
além de um CD, que acabou lhe dando o prêmio de “Disque d’Or”.
Em 2007 participou de um super show de televisão na Alemanha, um dos países de público mais fiel,
para receber o prêmio de “Melhor Cantora Internacional do País”.

Mirielle Mathieu no Brasil

Em 1968, Mireille esteve no Brasil e se apresentou na TV Record,
como uma menina-prodígio, uma revelação da música francesa,
que seria a sucessora de Edith Piaf, imagem que ela gradativamente foi eliminando,
 ao adquirir personalidade própria.
Desde então, Mireille não voltou a se apresentar no Brasil,
apesar de lançar novos discos, cada vez vendendo mais.
 
♦♦♦♦♦
Uma voz belíssima, que adotei
para embalar o meu caminho.
♦♦♦♦♦

 ˙˙·٠•● eu sou a lenda ☠ eu nÃo presto ●•٠·˙˙™
 

Um comentário:

Anônimo disse...

Sou fãn de Mireille. Adorei seus comentários. Parabéns. Pedro