˙˙·٠•● eu sou a lenda ☠ eu (r)existo ●•٠·˙˙™ - UM POUCO MAIS!

13 de agosto de 2010

Viciado em Clássicos!


Hoje eu acordei extremamente musical
e por incrível que pareça; dentro da minha correria matutina;
o finale da ópera Axur, de Antonio Salieri não me saiu da cabeça.
Não perguntem o por que, justamente, uma ópera tão pouco executada brotou do meu inconsciente.
Estou postando só agora, pois antes de tudo precisava rever o filme "Amadeus" de Milos Forman.
Nem preciso dizer que mais uma vez foi maravilho.
Devorei vários títulos pelo youtube afora
e quero mostrar agora 5 das que mais gosto.

Hooked on Classiscs!
 
♦♦
 
Axur Re d'Omus - finale 
Antonio Salieri - 1788
 

Durante sua carreira oficial, Salieri compôs muitas óperas,
não apenas para os teatros da Áustria,mas também para companhias da França e da Itália.
Seu trabalho mais conhecido é a ópera francesa Tarare (1787),
traduzida para o italiano com o nome de Axur, re d'Ormus (Axur, rei de Ormus),
mais bem aceita pelo público vienense do que o Don Giovanni de Mozart.

♦♦

Ária "A rainha da noite" de
"A fláuta mágica" - Mozart - 1791


A ópera mostra a filosofia do Iluminismo. Algumas de suas árias tornaram-se muito conhecidas,
como o dueto de Papageno e Papagena, e as duas árias da Rainha da Noite.
Os conceitos de liberdade, igualdade e fraternidade da Revolução Francesa transparecem
em vários momentos na ópera, por exemplo quando o valor de Tamino, protagonista da história,
é questionado por ser um príncipe, e que por tal motivo talvez não conseguisse suportar
as duras provas exigidas para entrar no templo.

♦♦

1812 overture - Tchaikovsky - 1880


Tchaikovsky escreveu esta peça para comemorar a vitória russa
sobre Napoleão nas Guerras Napoleônicas.
Ela é conhecida pelos temas de música russa tradicional (como o velho Hino Nacional Tsarista)
assim como pelo triunfante e bombástico final, com 16 tiros de canhão e o coro de sinos. 

♦♦

.. com uma orquestra as duas abaixo são sensacionais,
mas da forma como serão apresntadas... Meu Deus!!!

♦♦

Sinfonia nº 25  de Mozart
por Denis Ortega na guitarra


♦♦

5ª Sinfonia de Beethoven
por um gitarrista japones
Satoshi

♦♦♦♦

˙˙·٠•● "eu sou a lenda ☠ eu nÃo presto" ●•٠·˙˙™

Um comentário:

Tudo Aconteceu Assim disse...

Paulo isso é que é gostar de boa musica.

Abraço.
Walter